‘Vitaminas’ para combater o estado de definhamento mental
O sociólogo norte-americano Corey Keyes, professor da Universidade Emory, ensina como superar o sentimento de vazio e entorpecimento emocional.
Em abril de 2021, o psicólogo norte-americano Adam Grant escreveu um artigo para o jornal The New York Times no qual afirmava que a sensação persistente de desânimo e mal-estar que as pessoas sentiam durante a pandemia tinha um nome: definhamento (em inglês, languishing). Trata-se de um estado mental onde faltam alegria e propósito, capaz de embotar a concentração e a motivação. A pandemia passou, mas o conceito continua em atual.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2026/Y/q/Bx9sB6QjGNSFNM2L1t1w/coreykeyeshorizontal.jpg)
No livro Languishing: how to feel alive again in a world that wears us down (Definhando: como se sentir vivo novamente em um mundo que nos esgota, em tradução livre), Corey Keyes, sociólogo norte-americano professor da Universidade Emory, não somente se debruça sobre o tema, mas vai além, dando uma receita de “vitaminas” para superar a situação.

