PF prende Rodrigo Bacellar e STF o afasta da presidência da Alerj por suspeita de vazamento de informação
O presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), deputado estadual Rodrigo Bacellar (União Brasil), foi preso pela Polícia Federal na manhã desta quarta-feira (3) durante a Operação Unha e Carne. A ação cumpre decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, que determinou a prisão e o afastamento imediato do parlamentar do comando da Casa. A PF apura suspeitas de vazamento de informações sigilosas relacionadas à Operação Zargun, deflagrada em setembro, quando o ex-deputado TH Joias foi preso por tráfico de drogas, lavagem de dinheiro e corrupção.

Segundo trechos da decisão obtidos por veículos de imprensa, Moraes citou “fortes indícios” da participação de Bacellar em uma organização criminosa e apontou possível tentativa de obstrução de investigações contra o crime organizado.

A Polícia Federal apreendeu ainda R$ 90 mil no veículo em que o parlamentar dirigiu até a superintendência, onde recebeu voz de prisão ao chegar para uma reunião previamente agendada. O celular dele também foi recolhido.
A operação desta quarta inclui mandados de busca e apreensão, entre eles no gabinete do deputado na Alerj. A Casa informou que ainda não foi notificada oficialmente, mas que adotará as medidas necessárias assim que houver acesso integral às informações do processo. A defesa de Bacellar não havia se manifestado até o último registro desta apuração.
Fonte: g1 – Rio de Janeiro

