‘Paraná tende a receber ainda mais venezuelanos’, diz pesquisador após ataques dos EUA na Venezuela
Estado é um dos principais destinos da migração venezuelana no Brasil e pode registrar aumento do fluxo diante da instabilidade política e militar no país vizinho.
Os ataques dos Estados Unidos à Venezuela podem provocar um novo aumento da migração venezuelana para o Paraná, segundo o sociólogo Márcio de Oliveira, coordenador do Projeto Atlas da Migração Internacional da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Segundo o sociólogo, a instabilidade no país vizinho tende a intensificar a chegada de venezuelanos ao estado, onde a comunidade migrante é expressiva.
O pesquisador aponta que o Paraná ocupa atualmente a segunda posição entre os estados que mais recebem migração venezuelana, especialmente pelas baixas taxas de desemprego e demanda por mão de obra.
“O Paraná é o segundo – por vezes o primeiro, dependendo do mês – estado mais atrativo para a migração venezuelana. Então, a presença venezuelana no Paraná é muito forte, e há muita preocupação da comunidade com o que está acontecendo na Venezuela”, afirma.


/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2026/T/c/Cr21xbReWqu5VkiLbCtA/afp-20260103-89gw69h-v3-midres-topshotvenezuelausconflictcrisis.jpg)