Paraná abre mais de 26 mil vagas e bate recorde de empregos em 2025
Paraná abre mais de 26 mil vagas e bate recorde de empregos em 2025
Estado lidera intermediação de contratações no Brasil; setores da indústria e comércio puxam oportunidades e mutirão exclusivo para PCDs reforça inclusão no mercado de trabalho
O Paraná iniciou a primavera com um marco histórico: são 26.256 vagas abertas nas Agências do Trabalhador, o maior número registrado em 2025. A força da indústria e do comércio impulsiona a geração de empregos, consolidando o Estado como líder nacional em intermediação de vagas formais.
Vagas espalhadas por todas as regiões
Entre os destaques regionais, Cascavel assume a liderança com 7.014 oportunidades, sendo 2.386 para alimentador de linha de produção e 758 para abatedor.
Na Região Metropolitana de Curitiba, são 4.412 vagas, com funções em alta como alimentador de linha de produção (636), auxiliar de logística (262), operador de caixa (240) e repositor de mercadorias (212).
Outros polos de destaque:
-
Campo Mourão: 3.304 postos, com 1.390 para alimentador de linha de produção e 420 para magarefe;
-
Londrina: 2.552 oportunidades;
-
Foz do Iguaçu: 2.512 vagas, especialmente em setores industriais e comerciais.
Qualificação e estágios em alta
A plataforma Master Job, em Curitiba, também ampliou as ofertas com 72 vagas para profissionais qualificados em saúde, engenharia, educação, tecnologia e administração. Há ainda 11 oportunidades de estágio, em cursos como contabilidade, marketing, pedagogia e engenharia civil.
Na Região Metropolitana, são mais 10 vagas de nível técnico e superior, além de quatro estágios em áreas como farmácia, educação física, química e odontologia.
Funções mais procuradas no Paraná
-
Alimentador de linha de produção – 7.577 vagas
-
Abatedor – 1.038 vagas
-
Operador de caixa – 917 vagas
-
Magarefe (cortador de carne) – 893 vagas
-
Repositor de mercadorias – 416 vagas
-
Auxiliar de logística – 262 vagas
-
Atendente de lojas e mercados – 284 vagas
-
Vendedor de comércio varejista – 167 vagas
-
Faxineiro – 142 vagas
Paraná na liderança nacional
De janeiro a agosto, o Estado registrou 118.675 contratações efetivadas via Agências do Trabalhador — o que representa 28% de todas as colocações feitas no Brasil pelo Sistema Nacional de Emprego (Sine).
Segundo o secretário do Trabalho, Qualificação e Renda, Do Carmo, os números reforçam a confiança do setor produtivo:
“O Paraná vive um momento histórico. São mais de 26 mil oportunidades abertas, espalhadas por todas as regiões, e um trabalho constante de apoio a quem busca emprego e qualificação.”
Mutirão de inclusão
Nesta terça-feira (23), Curitiba recebe o Mutirão de Empregos para Pessoas com Deficiência (PCD). O evento, que faz parte do Dia D, contará com 18 empresas oferecendo 350 vagas exclusivas, entre 9h e 15h, na Agência do Trabalhador da Rua Pedro Ivo, no Centro.
Além das entrevistas e processos seletivos, serão oferecidos serviços de orientação profissional. A mobilização busca ampliar a diversidade no mercado de trabalho e reforça o protagonismo do Paraná como um dos maiores geradores de empregos formais do país.