BrasilÚltimas notícias

Motorista estava fora de ônibus em momento de acidente com incêndio e mais de 50 alunos em Porto Alegre, diz polícia

A Polícia Militar confirmou que o motorista do ônibus de turismo envolvido no grave acidente ocorrido na tarde de sexta-feira (3), em Porto Alegre, não estava dentro do veículo no momento em que ele começou a descer desgovernado pela Rua Espírito Santo. O caso foi registrado por câmeras de segurança e mobilizou equipes de resgate, Corpo de Bombeiros e Brigada Militar.

Segundo o tenente-coronel Hermes Völker, da Brigada Militar, as imagens mostram que o condutor havia descido do ônibus instantes antes do deslocamento. “O ônibus encostou em cabos de energia, o motorista acionou o freio de mão e desceu para verificar. Nesse momento, o veículo começou a se mover sozinho”, explicou o oficial.

O ônibus transportava 55 adolescentes e duas acompanhantes em uma excursão escolar que partiu de Vacaria, na Serra Gaúcha, com destino ao Palácio Piratini, sede do governo estadual. Durante a descida, o veículo colidiu com dez carros estacionados e, em seguida, pegou fogo ao parar diante de um prédio.

Apesar do susto, ninguém ficou gravemente ferido. A Secretaria Municipal de Saúde informou que 12 pessoas precisaram de atendimento médico, mas foram liberadas após observação.

Imagens gravadas por moradores mostram o momento em que os passageiros tentam escapar do ônibus tomado pelas chamas. Com o espaço reduzido, alguns estudantes precisaram pular sobre carros para conseguir sair.

Durante a noite, equipes da prefeitura realizaram a limpeza da via, e o prédio atingido pelas chamas precisou ser evacuado. Após vistoria técnica na manhã de sábado (4), os moradores puderam retornar, mas um deles relatou o furto de equipamentos eletrônicos. A Polícia Civil investiga o caso.

Nas fotos registradas após o incêndio, o interior do ônibus aparece completamente destruído — bancos carbonizados, fiação exposta e lataria retorcida. A empresa responsável pelo transporte afirmou, em nota, que “todas as medidas cabíveis foram adotadas para garantir segurança, apoio e acolhimento aos passageiros” e que colabora com as autoridades na investigação.

Fotos: Raí Quadros/ RBS TV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *