MundoÚltimas notícias

Irã tem ‘dia sangrento’ em meio a onda de protestos e a apagão da internet

A ONG de direitos humanos Iran Human Rights (IHR), com sede na Noruega, afirmou que as forças de segurança já mataram pelo menos 45 manifestantes, incluindo oito menores. Segundo a entidade, a quarta-feira (7) foi o dia mais sangrento desde o início dos protestos, com 13 mortes confirmadas.

As manifestações começaram no mês passado, com protestos na capital, Teerã, contra os graves problemas econômicos enfrentados pela população e a forte desvalorização da moeda nacional, o rial.

A crise se agravou após anos de sanções internacionais, enquanto o país ainda se recupera da guerra contra Israel em junho.

“As evidências mostram que a repressão se torna mais violenta e mais abrangente a cada dia”, disse o diretor da Iran Human Rights, Mahmood Amiry-Moghaddam, acrescentando que centenas de pessoas ficaram feridas e mais de 2.000 foram presas.

 

“A ONU e a comunidade internacional têm a responsabilidade de agir de forma decisiva, dentro da estrutura do direito internacional, para evitar o assassinato em massa de manifestantes”, afirmou.

O movimento teve origem no fechamento de um popular mercado em Teerã, em 28 de dezembro, após o rial despencar para mínimas históricas.

Desde então, os protestos se espalharam por todo o país e se transformaram em manifestações de grande escala que questionam a legitimidade do governo islâmico.

Com os atos se espalhando por todo o Irã, a agência de notícias independente Human Rights Activists News Agency (Hrana), sediada nos Estados Unidos, informou que foram registradas manifestações em 348 localidades, nas 31 províncias iranianas.

Imagens verificadas pela agência de notícias AFP e compartilhadas nas redes sociais mostravam uma grande concentração de manifestantes no boulevard Aiatolá Kashani, uma importante avenida no noroeste da capital iraniana.

Maria Paula Carnelossi

Por: Maria Paula Carnelossi | Folha Regional

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *