INMET emite alerta laranja de tempestade para Londrina e mais de 50 cidades da região Norte Central do Paraná
O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um alerta laranja de perigo para tempestades em Londrina e diversas cidades do Norte Central do Paraná. O aviso é válido das 3h deste sábado (18) até as 3h de domingo (19), e prevê chuvas intensas, ventos de até 100 km/h e risco de queda de energia elétrica, alagamentos e danos em plantações.
De acordo com o INMET, os alertas meteorológicos são divididos em três níveis de severidade:
-
Amarelo: perigo potencial;
-
Laranja: perigo;
-
Vermelho: grande perigo.
Neste caso, o nível laranja indica condições favoráveis para tempestades mais severas, com chuvas entre 30 e 60 milímetros por hora e rajadas de vento que podem alcançar 100 km/h, exigindo atenção redobrada da população.
As recomendações do instituto incluem evitar abrigar-se sob árvores, não estacionar veículos próximos a torres ou placas de propaganda e desligar aparelhos elétricos e o quadro de energia em caso de tempestades.

O alerta atinge as seguintes cidades do Paraná:
Londrina, Maringá, Alvorada do Sul, Ângulo, Arapongas, Astorga, Atalaia, Bela Vista do Paraíso, Bom Sucesso, Cafeara, Califórnia, Cambé, Cambira, Centenário do Sul, Colorado, Doutor Camargo, Floraí, Floresta, Florestópolis, Flórida, Guaraci, Ibiporã, Iguaraçu, Itaguajé, Itambé, Ivatuba, Jaguapitã, Jandaia do Sul, Kaloré, Lobato, Lupionópolis, Mandaguaçu, Mandaguari, Marialva, Marilândia do Sul, Marumbi, Miraselva, Munhoz de Melo, Nossa Senhora das Graças, Nova Esperança, Novo Itacolomi, Ourizona, Paiçandu, Pitangueiras, Porecatu, Prado Ferreira, Presidente Castelo Branco, Primeiro de Maio, Rio Bom, Rolândia, Sabáudia, Santa Fé, Santa Inês, Santo Inácio, São Jorge do Ivaí, São Pedro do Ivaí, Sarandi, Sertanópolis, Tamarana e Uniflor.
O INMET reforça que a população deve acompanhar as atualizações meteorológicas e seguir as orientações da Defesa Civil e dos órgãos municipais de emergência durante o período do alerta.

