BrasilÚltimas notícias

Guaíba atinge nível crítico e começa a alagar as ilhas de Porto Alegre

Na manhã desta sexta-feira (20), o nível do Guaíba chegou a 2,20 metros no Cais Mauá, marca em que as primeiras áreas das ilhas de Porto Alegre começam a ser alagadas. Com o aumento da vazão dos rios Jacuí e Taquari, a tendência é de elevação contínua do Guaíba nas próximas horas, agravando a situação no bairro Arquipélago.

A previsão é de que o vento Sul, impulsionado por uma área de baixa pressão no Leste do Rio Grande do Sul, atue com rajadas de até 80 km/h, represando as águas e acelerando a subida do lago. A expectativa para o fim de semana e início da próxima semana é de que o Guaíba ultrapasse a cota de alerta de 2,50 metros e possa se aproximar da cota de transbordamento (3,00 metros), o que já deixa em alerta autoridades e moradores.

Mesmo sem transbordar no Centro da cidade, o nível elevado do Guaíba pode causar alagamentos por refluxo da rede pluvial em pontos já críticos, como Voluntários da Pátria, Rodoviária e Praia de Belas. Com a previsão de vento forte e maior vazão dos rios, o cenário para os próximos dias exige atenção e preparação, especialmente nas regiões insulares da capital.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *