Ex-atleta precisou de hemodiálise e de transplante após consumo excessivo de proteína
Tiago Guzoni, de 30 anos, acreditava que o excesso de proteína traria mais músculos e não causaria problemas à saúde. O caso ilustra como escolhas alimentares feitas por conta própria podem mascarar problemas mais sérios no organismo.
A busca por mais músculo levou o ex-atleta Tiago Guzoni, de 30 anos, a enfrentar graves problemas renais em decorrência de uma dieta hiperproteica que ele acreditava ser segura.
Alto e com dificuldade para ganhar massa, Guzoni escolheu aumentar o consumo de proteína na comida para evitar recorrer a anabolizantes. A estratégia parecia inofensiva, mas acabou transformando a vida dele. A história foi mostrada pelo Fantástico.
Durante dois anos, Tiago organizou a rotina alimentar em torno de grandes quantidades de proteína. Quando não conseguia atingir os “macros” do dia, apostava em hipercalóricos, shakes proteicos e porções generosas de frango, carne e peixe. Ele acreditava que precisa combinar treinos intensos com muita proteína para alcançar o físico desejado.


