Estande da Itaipu no Show Rural Coopavel 2026 promove educação ambiental e interatividade
Espaço de 300 metros quadrados com jogos e distribuição de mudas nativas atraiu público de mais de 1.200 pessoas por dia
A participação da Itaipu Binacional no Show Rural Coopavel 2026, de 9 a 13 de fevereiro, atraiu visitantes de diferentes idades, perfis e regiões, que destacaram a qualidade educativa e o impacto visual das atrações oferecidas no estande de aproximadamente 300 metros quadrados.
O Ciência na Esfera foi um dos destaques da edição deste ano. A ferramenta de visualização em 360° apresentou conteúdos científicos de forma dinâmica, com enfoque em questões climáticas e ambientais, integrando dados sobre aquecimento global, comportamento atmosférico e recursos hídricos. A atração agradou visitantes de todas as idades. Muitas sessões apresentadas pelas promotoras do estande foram aplaudidas.
De Tupãssi, a professora aposentada Sirli Eliza Schmidt, com 28 anos de carreira, demonstrou entusiasmo com o material disponível. “O vídeo é muito bacana mesmo. Se eu estivesse em sala de aula hoje, certamente pediria para passar para minha turma. É lindo, sensível e muito bem-produzido!” afirmou a educadora, que levou para casa mudas de gabiroba e cereja-preta, parte da tradicional distribuição de espécies nativas promovida pela Itaipu.


Paulo Roberto Cândido da Rosa trabalhou na área de segurança da Itaipu entre 1978 e 2006. Visitante assíduo do Show Rural, ele faz questão de passar no estande da empresa todos os anos. A experiência do Ciência na Esfera também chamou sua atenção. “Aquele globo eu achei espetacular. Mostrando como o mundo funciona. Fiquei emocionado”, revelou.
Jogos interativos
Entre o público jovem, a interatividade do estande despertou interesse e promoveu aprendizado. Valentina de Oliveira Bertolini, de 15 anos, estudante do curso técnico de meio ambiente no Centro Estadual de Educação Profissional Pedro Boaretto Neto (CEEP), em Cascavel, experimentou o jogo Rios Voadores. “Eu achei muito legal e informativo, principalmente porque estou estudando para ser técnica em meio ambiente”, comentou Valentina, que já conhecia o fenômeno dos rios voadores das disciplinas do curso técnico.

Jonathan Ribeiro dos Santos, de Mamborê, também se impressionou com as tecnologias apresentadas. Ele destacou a possibilidade de visualizar energias renováveis e dados sobre temperaturas, chuva, tráfego aéreo e fenômenos solares. “Eu nunca tinha visto uma imagem legal do sol com as explosões solares. É muito massa”, disse Jonathan, que aproveitou para aprender sobre as auroras boreais.



Tecnologia e interatividade
O espaço, localizado na área central do evento, incluiu experiências voltadas para temas ambientais, tecnológicos, energéticos e de ciência aplicada, reforçando o compromisso da Itaipu com a sustentabilidade. Como novidade no campo da interação com o público, a edição deste ano apresentou carimbos colecionáveis. Os visitantes puderam completar um circuito dentro do estande — carimbando um panfleto da série Itaipu em Números — e, ao final, receberam um brinde.
Além do espaço principal, a Itaipu manteve um segundo estande, em formato reduzido, no pavilhão da agroindústria, com o objetivo de esclarecer dúvidas sobre o edital aberto do programa Itaipu Mais que Energia, voltado ao apoio a municípios e entidades dos estados do Paraná e do sul do Mato Grosso do Sul.


