BrasilMundoÚltimas notícias

É #FAKE que foto mostre Jeffrey Epstein vivo em Israel; imagem foi criada com a IA do Google

Circula nas redes sociais uma imagem que supostamente mostra um flagrante de Jeffrey Epstein (1953-2019), bilionário conhecido por sua ligação com uma vasta rede de tráfico sexual e de menores no início dos anos 2000, caminhando recentemente pelas ruas de Israel. É #FAKE.

🛑 Como é a foto?

  • Publicado no X na quinta-feira (5), o post tem a seguinte legenda, em inglês: “🚨 ÚLTIMA HORA: Uma pessoa parecida com Jeffrey Epstein acaba de ser vista caminhando em Tel Aviv, Israel. Será que é mesmo ele? É literalmente ele”.
  • O conteúdo também viralizou no Facebook, Instagram e Threads em meio aos desdobramentos da divulgação de mais de 3 milhões de páginas dos arquivos do caso de Epstein pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos. No entanto, a registro foi produzido com uma ferramenta de inteligência artificial do Google (leia mais abaixo).
  • A imagem mostra um homem de cabelo branco, barba comprida e óculos escuros em uma rua, ao lado de dois homens. O autor da publicação compartilhou, em seguida, o que chamou de “foto completa do Epstein”. Trata-se apenas de um enquadramento com detalhes da via e do cenário.
  • Epstein foi encontrado morto em sua cela na prisão de Manhattan, em 10 de agosto de 2019, um mês após ter sido preso. Após uma investigação extensa, o Departamento de Justiça americano e o FBI concluíram que ele cometeu suicídio.

 

⚠️ Por que isso é falso?

Fato ou Fake submeteu submeteu a imagem ao SynthID Detector, plataforma do Google que verifica conteúdos gerados com a ferramenta de IA da própria empresa. O resultado da análise apontou: “Feito com IA do Google – Synth ID identificado em todo ou parte do conteúdo carregado”

  • Essa tecnologia insere uma marca d’água para identificar conteúdo gerado com modelos de IA do Google. Esse “selo” é incorporado a vídeos, imagens, áudios ou textos fabricados sinteticamente.
  • Embora imperceptível para humanos (que não conseguem verificar o indicador apenas assistindo às cenas ou escutando os áudios), a técnica é detectável pelo sistema.
  • Fato ou Fake fez uma busca reversa pelas imagens no Google Lens. Essa pesquisa serve para verificar a origem de conteúdos na internet. O resultado apontou para uma publicação do Reddit, de 1° de fevereiro, que exibe a mesma foto, mas com a marca d’água do Gemini, ferramenta de geração de imagens de inteligência artificial do Google.
  • Em um comentário, o autor escreveu: “Sim, eu fiz isso com a Gemini. Dá para ver o logo do Gemini no canto inferior direito de cada foto. Eu não imaginava que ia viralizar tanto”.
SynthID detectou nos pontos azuis a presença da marca d'água de IAs do Google. — Foto: Reprodução
SynthID detectou nos pontos azuis a presença da marca d’água de IAs do Google. — Foto: Reprodução

Maria Paula Carnelossi

Por: Maria Paula Carnelossi | Folha Regional

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *