Córrego do Paraná com cachoeira sofre dano ambiental após esgoto ‘extravasar’ de plataforma elevatória da Sanepar
Local conhecido como Cachoeira do Ventão, por onde passa o Córrego do Veado, fica em Umuarama. Sanepar confirmou vazamento e disse ter realizado higienização do local com uso de cal. IAT informou que ‘responsáveis vão sofrer as sanções cabíveis’.
A Cachoeira do Ventão, onde passa o Córrego do Veado, sofreu dano ambiental após o esgoto de uma plataforma de elevação da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) vazar na água. O Instituto Água e Terra (IAT) confirmou a informação nesta sexta-feira (20), depois de realizar uma vistoria no local, que fica em Umuarama, no noroeste do Paraná.
De acordo com a Sanepar, houve uma falha operacional na Estação Elevatória de Esgoto (EEE) Guarani, na terça-feira (17).
“Devido a problemas técnicos imprevistos, houve um extravasamento de esgoto bruto para a galeria pluvial existente. A Companhia ressalta que, por se tratar de uma unidade de bombeamento (elevatória) e não de tratamento final, o descarte de efluentes não faz parte da operação normal desta unidade”, diz a nota.

