BrasilÚltimas notícias

‘Cocaína negra’: polícia apreende em Manaus droga 10x mais cara e indetectável por cães e testes rápidos

Segundo o delegado-geral Bruno Fraga, essa “engenharia criminosa” torna o entorpecente de difícil detecção. Por causa disso, o valor da droga é muito mais alto, podendo chegar a ser até 10 vezes mais caro do que a cocaína dita como normal. A investigação aponta que a droga veio do Peru e tinha como destino provável a Austrália.

Rota do tráfico

A droga chega ao Amazonas pela rota do Solimões, um caminho que corta a Amazônia a partir da tríplice fronteira entre Brasil, Colômbia e Peru. A rota, usada há décadas, ganhou força nos anos 90 com Fernandinho Beira-Mar e hoje é controlada por facções como o Comando Vermelho, segundo as investigações.

Vinícius Almeida, coronel de Polícia Militar e secretário de Segurança Autoral do Amazonas, afirma que, em 2024, 43,2 toneladas de drogas foram apreendidas na região – um recorde. Neste ano, a marca de apreensões já bateu 39 toneladas.

A Amazônia tem mais de 7 mil quilômetros de rios navegáveis — e regiões inteiras onde o acesso só é possível por barco ou helicóptero.

Proprietária nega

Na operação que encontrou a cocaína negra na mansão, a polícia prendeu o casal de caseiros: German Alonso Pires Rodrigues e Jeyme Farias Batalha, que são peruanos. German trabalha para a dona da casa há mais de 10 anos.

Em nota, a defesa de German e Jeyme disse que fez um requerimento para um novo depoimento do casal, mas não comentou sobre as drogas encontradas na mansão.

A proprietária é Liege Aurora Pinto da Cruz, também peruana, de 74 anos. Ela não estava no Brasil no dia da ação e continua fora do país. Por nota, a defesa de Liege diz que ela se colocou à disposição da autoridade policial para contribuir com as investigações. Que frequentava a casa de maneira esporádica aos finais de semana e que o local onde os entorpecentes foram encontrados se trata de anexo destinado à moradia do seu caseiro.

'Cocaína negra': polícia apreende em Manaus droga 10x mais cara e indetectável por cães e testes rápidos — Foto: TV Globo/Reprodução
‘Cocaína negra’: polícia apreende em Manaus droga 10x mais cara e indetectável por cães e testes rápidos — Foto: Reprodução

Maria Paula Carnelossi

Por: Maria Paula Carnelossi | Folha Regional

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *