EsporteÚltimas notícias

Brasileirão: da Libertadores ao rebaixamento, veja o que está em jogo na última rodada

A impressão deixada por tudo o que foi feito ao longo da temporada depende do que acontece na 38ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Flamengo terminou mais cedo a disputa pelo título, mas as brigas por vaga na fase de grupos da Libertadores, por Sul-Americana e por sobrevivência na elite continuam vivas.

Briga por vaga na fase de grupos da Libertadores

O Botafogo buscou o empate contra o Cruzeiro na última quinta-feira e se manteve vivo na luta pelo quinto lugar, que dá vaga direta para a fase de grupos da Libertadores. Mas o atual detentor da posição é o Fluminense, que não pode perder o confronto direto com o Bahia para ficar com a vaga.

Para o Flu, uma vitória no Maracanã basta para garantir a classificação direta. O empate só serve se o Botafogo não vencer o Fortaleza, no Nilton Santos. Para o Bahia, só a vitória interessa, já que é o único resultado que garante e possibilita a classificação.

O Botafogo, na sétima posição, é o único desta briga que não depende das próprias forças. O Alvinegro precisa vencer e ainda torcer para um empate entre Flu e Bahia.

Jogos que interessam:
– Botafogo x Fortaleza, no Nilton Santos;
– Fluminense x Bahia, no Maracanã.

Vale lembrar, no entanto, que a sexta posição também pode passar a conceder vaga direta para a maior competição continental. Isso acontecerá caso o título da Copa do Brasil fique com Cruzeiro ou Fluminense (se manter a quinta posição). Os mineiros enfrentam o Corinthians na semifinal, e os cariocas pegam o Vasco.

Briga pelo oitavo lugar

Luciano em São Paulo x Internacional — Foto: Mauricio De Souza/AGIF
Luciano em São Paulo x Internacional — Foto: Mauricio De Souza/AGIF

Em caso de abertura de G-6, a oitava posição passa a dar vaga para a fase prévia da Libertadores. A briga pelo oitavo lugar tem São Paulo e Bragantino como concorrentes, e o Tricolor com a vantagem.

O São Paulo, atual dono da oitava posição, garante a vaga se não perder para o Vitória, no Barradão. Se for derrotado, o nono clocado Bragantino precisa vencer o Internacional, no Beira-Rio, para ficar com a vaga.

Jogos que interessam:
– Internacional x Bragantino, no Beira-Rio;
– Vitória x São Paulo, no Barradão.

Briga por vaga na Sul-Americana

A disputa pelas vagas na Sul-Americana é a mais cheia e complexa: são sete equipes brigando por quatro vagas em aberto. O Corinthians e o Grêmio são os mais bem colocados e estão praticamente garantidos, mas ainda têm chances remotas de ficarem fora do G-13 e sem calendário internacional em 2026.

Jogos que interessam:
– Atlético-MG x Vasco, na Arena MRV;
– Botafogo x Fortaleza, no Nilton Santos;
– Ceará x Palmeiras, no Castelão;
– Corinthians x Juventude, na Neo Química Arena;
– Santos x Cruzeiro, na Vila Belmiro;
– Sport x Grêmio, na Ilha do Retiro.

Corinthians (décimo lugar, 46 pontos)
– Se vencer: 
garante vaga;
– Se empatar: garante vaga;
– Se perder: torce para pelo menos dois dos seguintes resultados: Grêmio perder e não tirar diferença de dois gols; Santos e Ceará não vencerem; Fortaleza não vencer e não tirar diferença de oito gols.

Grêmio (11º lugar, 46 pontos)
– Se vencer: garante vaga;
– Se empatar: garante vaga;
– Se perder: torce para pelo menos dois dos seguintes resultados: Corinthians perder o jogo e a diferença de dois gols; Santos e Ceará não vencerem; Fortaleza não vencer e não tirar diferença de seis gols.

Vasco (12º lugar, 45 pontos)
– Se vencer: garante vaga;
– Se empatar: garante vaga;
– Se perder: Santos, Ceará e Fortaleza não podem vencer.

Atlético-MG (13º lugar, 45 pontos)
– Se vencer: garante vaga;
– Se empatar: Santos, Ceará e Fortaleza não podem vencer;
– Se perder: Santos, Ceará e Fortaleza não podem vencer. Se o Santos empatar, Galo não pode perder a vantagem de dois gols de saldo.

Santos (14º lugar, 44 pontos)
– Se vencer: garante vaga;
– Se empatar: torce para que Ceará e Fortaleza não vençam e para que Atlético-MG seja derrotado e perca a vantagem de dois gols de saldo.
– Se perder: não se classifica.

Ceará (15º lugar, 43 pontos)
– Se vencer: torce para que Santos não vença. Se Fortaleza vencer, não pode retirar diferença de nove gols de saldo;
– Se empatar: não se classifica;
– Se perder: não se classifica.

Fortaleza (16º lugar, 43 pontos)
– Se vencer: torce para que Santos e Ceará não vençam;
– Se empatar: não se classifica;
– Se perder: não se classifica.

A 14ª posição também pode ser aberta para a Sul-Americana caso algum time do G-13 seja campeão da Copa do Brasil. Atualmente, todos os concorrentes fazem parte do grupo (Cruzeiro, Fluminense, Corinthians e Vasco), mas isso pode mudar no fim da 38ª rodada da Série A.

Briga contra o rebaixamento

A mais angustiante das disputas é pela fuga do Z-4. Depois de reviravoltas e derrocadas nas 37 rodadas, cinco times lutam para escapar de duas vagas malditas. Santos, Ceará e Fortaleza estão fora da zona e dependem apenas de si, mas Vitória e Internacional precisam vencer e contar com a “contribuição culposa” dos concorrentes.

Jogos que interessam:
– Botafogo x Fortaleza, no Nilton Santos;
– Ceará x Palmeiras, no Castelão;
– Internacional x Bragantino, no Beira-Rio;
– Santos x Cruzeiro, no Vila Belmiro;
– Vitória x São Paulo, no Barradão.

Santos
 Se vencer: garante permanência;
– Se empatar: torce para pelo menos um dos seguintes resultados: que Ceará e Fortaleza não vençam e que Vitória não vença tirando dez gols de diferença;
– Se perder: torce para pelo menos um dos seguintes resultados: derrota do Ceará; que Fortaleza não vença, nem empate tirando diferença de cinco gols de saldo; que Vitória não vença.

Neymar lidera o Santos na briga contra o rebaixamento — Foto: Luiz Erbes/AGIF
Neymar lidera o Santos na briga contra o rebaixamento — Foto: Luiz Erbes/AGIF

Ceará
– Se vencer: garante permanência;
– Se empatar: torce para pelo menos um dos seguintes resultados: que Fortaleza ou Vitória não vença, e que o Internacional não vença e retire 11 gols de diferença;
– Se perder: torce para pelo menos um dos seguintes resultados: derrota do Fortaleza e que Vitória e Internacional não vençam.

Fortaleza
– Se vencer: garante permanência;
– Se empatar: torce para pelo menos um dos seguintes resultados: torce para que Ceará perca e que Vitória não vença, e que o Internacional não vença e retire 11 gols de diferença;
– Se perder: torce para que Vitória e Inter não vençam.

Vitória
– Se vencer: torce para pelo menos um dos seguintes resultados: que Santos não vença e perca diferença de dez gols caso empate; que Ceará e Fortaleza não vençam;
– Se empatar: cai;
– Se perder: cai.

Internacional
– Se vencer: torce para pelo menos dois dos seguintes resultados: que Santos perca o jogo e a diferença de sete gols; que Ceará não vença e perca a diferença de 11 gols em caso de empate; que Fortaleza não vença e perca a diferença de dois gols em caso de empate; que Vitória não vença;
– Se empatar: cai;
– Se perder: cai.

Maria Paula Carnelossi

Por: Maria Paula Carnelossi | Folha Regional

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *