É #FAKE que foto mostre Jeffrey Epstein vivo em Israel; imagem foi criada com a IA do Google
Ferramenta de detecção aponta uso da inteligência artificial da própria empresa. Registro falso viralizou após divulgação de mais de 3 milhões de arquivos relacionados ao bilionário, acusado de comandar rede de tráfico sexual envolvendo menores de idade.
Circula nas redes sociais uma imagem que supostamente mostra um flagrante de Jeffrey Epstein (1953-2019), bilionário conhecido por sua ligação com uma vasta rede de tráfico sexual e de menores no início dos anos 2000, caminhando recentemente pelas ruas de Israel. É #FAKE.
🛑 Como é a foto?
- Publicado no X na quinta-feira (5), o post tem a seguinte legenda, em inglês: “🚨 ÚLTIMA HORA: Uma pessoa parecida com Jeffrey Epstein acaba de ser vista caminhando em Tel Aviv, Israel. Será que é mesmo ele? É literalmente ele”.
- O conteúdo também viralizou no Facebook, Instagram e Threads em meio aos desdobramentos da divulgação de mais de 3 milhões de páginas dos arquivos do caso de Epstein pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos. No entanto, a registro foi produzido com uma ferramenta de inteligência artificial do Google (leia mais abaixo).
- A imagem mostra um homem de cabelo branco, barba comprida e óculos escuros em uma rua, ao lado de dois homens. O autor da publicação compartilhou, em seguida, o que chamou de “foto completa do Epstein”. Trata-se apenas de um enquadramento com detalhes da via e do cenário.
- Epstein foi encontrado morto em sua cela na prisão de Manhattan, em 10 de agosto de 2019, um mês após ter sido preso. Após uma investigação extensa, o Departamento de Justiça americano e o FBI concluíram que ele cometeu suicídio.
⚠️ Por que isso é falso?
O Fato ou Fake submeteu submeteu a imagem ao SynthID Detector, plataforma do Google que verifica conteúdos gerados com a ferramenta de IA da própria empresa. O resultado da análise apontou: “Feito com IA do Google – Synth ID identificado em todo ou parte do conteúdo carregado”
- Essa tecnologia insere uma marca d’água para identificar conteúdo gerado com modelos de IA do Google. Esse “selo” é incorporado a vídeos, imagens, áudios ou textos fabricados sinteticamente.
- Embora imperceptível para humanos (que não conseguem verificar o indicador apenas assistindo às cenas ou escutando os áudios), a técnica é detectável pelo sistema.
- O Fato ou Fake fez uma busca reversa pelas imagens no Google Lens. Essa pesquisa serve para verificar a origem de conteúdos na internet. O resultado apontou para uma publicação do Reddit, de 1° de fevereiro, que exibe a mesma foto, mas com a marca d’água do Gemini, ferramenta de geração de imagens de inteligência artificial do Google.
- Em um comentário, o autor escreveu: “Sim, eu fiz isso com a Gemini. Dá para ver o logo do Gemini no canto inferior direito de cada foto. Eu não imaginava que ia viralizar tanto”.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2026/P/y/wFI3RoQ7iBGd1TTDSPOQ/captura-de-tela-2026-02-11-103905.png)

