Semana deve ser de muito calor no Paraná com chuva no início do Carnaval
Até quarta, o tempo deve ser um pouco mais seco no Estado, com temperaturas chegando aos 35°C no Interior. Entretanto, de acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), uma frente fria chega no fim da semana trazendo muita chuva para os primeiros dias do feriado prolongado.
Um sistema meteorológico atuante no Sudeste do Brasil manterá o tempo um pouco mais seco no Paraná até quarta-feira (11). Com menor cobertura de nuvens e predomínio de sol, as temperaturas sobem bastante, chegando aos 35°C no Interior do Paraná. Entretanto, de acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), uma frente fria chega no fim da semana trazendo muita chuva para os primeiros dias de Carnaval.
Um sistema meteorológico atuante no Sudeste do Brasil manterá o tempo um pouco mais seco no Paraná até quarta-feira (11). Com menor cobertura de nuvens e predomínio de sol, as temperaturas sobem bastante, chegando aos 35°C no Interior do Paraná. Entretanto, de acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), uma frente fria chega no fim da semana trazendo muita chuva para os primeiros dias de Carnaval.
A trégua na chuva vem depois de um fim de semana de tempestades no Paraná. O avanço de um cavado meteorológico, que provoca queda de pressão em superfície, ocasionou grandes volumes de chuva em várias regiões do estado no sábado (07). Os maiores foram em Antonina (72 mm), Morretes (INMET) (52,8 mm), e Campina da Lagoa (INMET) (50,4 mm).
No sábado, a Defesa Civil emitiu pela primeira vez um alerta para Curitiba por cell broadcast. Esse sistema alerta para situações de tempestades mais extremas, que exigem uma ação imediata das pessoas em buscar um local seguro. Por isso essa mensagem, que não exige cadastro prévio na Defesa Civil, se sobrepõe às informações no celular para garantir que a informação chegue à população.
O alerta para Curitiba abrangeu ainda a região de São José dos Pinhais, que também foi impactada pelas condições. Na Capital, os ventos chegaram a 78,9 km/h na estação meteorológica da prefeitura, no bairro Pinheirinho. Os maiores acumulados de chuva foram na região norte da cidade, em curto espaço de tempo: as estações da prefeitura registraram 18,6 mm no Boa Vista, 17,4 mm no Bairro Alto, 12,5 mm no Atuba, 11,2 mm no Cajuru, e a estação meteorológica do Simepar no Jardim das Américas registrou 15,2 mm.
Em São José dos Pinhais, a estação pluviométrica do Cemaden no bairro São Marcos registrou 20,9 mm em curto espaço de tempo.
ZCAS – No Paraná, a chuva já começou a diminuir. No domingo (08), os maiores acumulados foram em Cambará (40 mm) e Antonina (34,8 mm). A situação é diferente no Sudeste do Brasil onde, entre esta segunda-feira (09) e a próxima quarta (11), um sistema semi estacionário atua. A Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) ocasionará muita chuva entre São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.
“Esse sistema acaba contribuindo para que toda a umidade da Amazônia avance em direção a essas regiões. Dessa forma, aqui no Paraná, nós ficamos com pouca disponibilidade de umidade na atmosfera, o que resulta em pouca chuva. Até quarta-feira o tempo ficará um pouco mais seco, com possibilidade de pancadas de chuva de forma muito pontual”, explica Samuel Braun, meteorologista do Simepar.
Com predomínio de sol, no Noroeste, Oeste e Sudoeste do Paraná, o calor será intenso, podendo alcançar os 35°C em algumas cidades. Já no Norte, Campo Gerais e Leste do Paraná, a umidade do oceano ainda mantém uma maior variação de nuvens, e segue a possibilidade de chuva irregular, especialmente no período da tarde. Até terça, as temperaturas não passam de 28°C nestas regiões, mas vão subindo gradativamente a partir de quarta-feira (11).
“Na quinta-feira retornamos a uma condição mais típica de verão em praticamente todo o Paraná, com muito calor, temperaturas acima dos 30°C em praticamente todos os municípios, e com aquela chuva rápida e localizada, especialmente no período de maior aquecimento”, ressalta Samuel.
O cenário muda na sexta-feira de Carnaval (12), com o avanço de uma frente fria que deve contribuir para o aumento nos índices de instabilidade. Há risco de tempestades em todos os setores do Paraná. A aproximação da frente fria segue sob monitoramento do Simepar e novos boletins serão emitidos ao longo da semana.

