Eleição presidencial portuguesa terá segundo turno inédito após quatro décadas
As eleições presidenciais em Portugal entram em uma fase inédita nas últimas quatro décadas, com a realização de um segundo turno marcado para este domingo (8). Pesquisas de intenção de voto indicam vantagem do ex-líder socialista António José Seguro sobre o deputado André Ventura, do partido Chega.
De acordo com levantamento do instituto Pitagórica, realizado para TVI, CNN Portugal, Jornal de Notícias e TSF, António Seguro aparece com 56,7% das intenções de voto. André Ventura soma 26,9%. Os votos brancos ou nulos representam 9%, enquanto 7,4% dos entrevistados afirmaram não saber ou preferiram não responder.
A votação ocorrerá das 8h às 19h no horário de Portugal, o que corresponde das 5h às 16h no horário de Brasília. O cenário marca a primeira vez, em cerca de 40 anos, que a eleição presidencial portuguesa será decidida em segundo turno.
A pesquisa também simulou a redistribuição dos votos dos eleitores indecisos. Nesse cenário, António Seguro ampliaria a vantagem, alcançando 67,8% dos votos válidos, contra 32,2% de André Ventura.
O levantamento aponta ainda diferenças no perfil do eleitorado: o candidato do Partido Socialista apresenta maior apoio entre as mulheres, enquanto o representante do Chega concentra mais intenções de voto entre os homens.
A sondagem foi realizada entre os dias 3 e 5 de fevereiro, com 810 entrevistas. A margem de erro é de 3,51 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95,5%.
Fonte: CNN Brasil


