Com frente fria e corredor de umidade, boa parte do país deve ter tempo instável na primeira semana de dezembro
Último mês do ano deve ser de temperaturas abaixo da média e chuvas acima do esperado em boa parte do país.
A chegada de uma frente fria deve mudar o tempo e levar chuva para boa parte do país nesta semana. O sistema deve se formar já nesta terça-feira (2) na costa do Sudeste, trazendo fortes pancadas de chuva para essa região e também para o Centro-Oeste.
De acordo com a Climatempo, com o transporte de calor e umidade vindos da Amazônia, a frente fria deve espalhar as áreas de chuva intensa por boa parte do centro-sul, aumentando o risco de temporais para locais como:
- São Paulo
- boa parte de Minas Gerais
- Rio de Janeiro
- Espírito Santo
- Mato Grosso do Sul
- Goiás
- Mato Grosso
O deslocamento do sistema ao longo da semana vai favorecer a formação de um corredor de umidade que deve se estender do Sudeste e parte do litoral do Nordeste até a região Norte, mantendo o tempo instável nessas regiões. (veja no mapa abaixo)
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/9/Z/V3aRO7RXuUj5mBnnTsEA/corredor.png)
“Com isso, as pancadas de chuva seguem frequentes, especialmente durante as tardes e noites, e o padrão deve persistir até o fim da primeira semana de dezembro”, comenta a meteorologista da Climatempo, Patrícia Cassoli.
Se entre terça e quinta as pancadas devem se concentrar mais nos estados já listados, a partir de sexta ela devem ser mais intensas no Centro-Oeste, entre Mato Grosso e Goiás, no centro-norte de Minas Gerais, Espírito Santo e Bahia.

