Estrondo com tremor é sentido na região de Londrina; entenda o que aconteceu
Na manhã desta sexta-feira (21), 12 relatos de tremor foram reportados ao Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP). Eles foram sentidos em Londrina, Cambé e Ibiporã.
“Nós sentimos um estrondo bem forte, chegou a tremer o chão. Saímos para ver se era alguma explosão ou coisa do gênero, mas não conseguimos identificar nada. Foi super rápido. Foi algo forte. Um estrondo que parecia uma explosão, mas aos poucos sumiu e ficou em silêncio total. Senti até o chão vibrar”, disse a moradora de Londrina, Cássia Machado
Na verdade, o que aconteceu foi um desmonte em uma área de mineração, segundo o Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP). Na manhã desta sexta-feira, 12 relatos de tremor foram reportados ao órgão.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/k/x/d0tZZdQBmNrf4gSRKTVw/httpsportalnorte.com.brwp-adminpost.phppost-292629-action-edit-2025-11-21t145623.634.jpg)
Segundo a Defesa Civil de Londrina, a situação foi registrada na Pedreira Guaravera, em Ibiporã, onde foi realizada a detonação de rochas, por volta das 9h40.
De acordo com o gerente da empresa, a atividade é feita mensalmente. Entretanto, normalmente, os sinais da detonação não são sentidos a longas distâncias, mas situações como esta já ocorreram em outras vezes.
O professor titular do centro de sismologia da USP, George Sand, explicou que se fosse um terremoto, o tremor teria uma magnitude de 2,5.
Apesar do susto, não houve registro de danos materiais ou feridos.
.

