Tema do Enem 2025 propõe reflexão sobre o envelhecimento na sociedade brasileira
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 começou neste domingo (9) com o tema da redação: “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”. O assunto foi anunciado pelo ministro da Educação, Camilo Santana, em publicação nas redes sociais.
De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), mais de 4,8 milhões de candidatos tiveram suas inscrições confirmadas, sendo 1,8 milhão de alunos concluintes do ensino médio. Um dado que chama atenção é o aumento expressivo no número de idosos inscritos: 17.192 participantes, um crescimento de 191% em relação a 2022. Os estados com maior número de representantes da terceira idade são Rio de Janeiro (3.087), São Paulo (2.367) e Minas Gerais (1.997).
O tema da redação dialoga diretamente com um dos maiores desafios demográficos do país: o envelhecimento populacional. Segundo projeções do Censo, a população brasileira deve começar a diminuir a partir de 2042, e até 2070, um terço dos brasileiros terá 60 anos ou mais. A discussão propõe refletir sobre o papel social, econômico e afetivo dos idosos em uma sociedade que ainda enfrenta preconceitos e barreiras estruturais ligadas à velhice.
Neste primeiro dia de provas, além da redação, os participantes respondem 45 questões de Linguagens e 45 de Ciências Humanas. No próximo domingo (16), será aplicada a segunda etapa, com provas de Matemática e Ciências da Natureza. O Enem continua sendo a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil, tanto em universidades públicas quanto privadas.
Fonte: g1


