Ponte de Guaratuba entra em fase decisiva com instalação dos cabos de aço
A Ponte de Guaratuba, uma das obras de infraestrutura mais aguardadas do Paraná, entrou em uma de suas etapas mais importantes: a instalação dos estais, cabos de aço responsáveis por sustentar o trecho estaiado da estrutura. Com o avanço, a população já consegue visualizar não apenas o traçado da ponte, mas também o formato característico das grandes pontes estaiadas pelo mundo.
Engenharia de alto nível: precisão milimétrica
Segundo o engenheiro civil Rodrigo Marques, gerente de produção do Consórcio Nova Ponte, esta é uma das fases mais complexas da construção:
“Já instalamos o primeiro par de estais, que sustenta o tabuleiro. A precisão é fundamental: qualquer desalinhamento pode gerar esforços não previstos e comprometer a estrutura. É engenharia de altíssimo nível”, destacou.
Os estais são formados por cordoalhas de aço de alta resistência, protegidas contra corrosão por galvanização, aplicação de cera e capa de polietileno. Cada conjunto chega a suportar 610 toneladas, garantindo segurança e estabilidade.
Por que uma ponte estaiada?
Muito além da estética, a escolha pelo modelo estaiado traz vantagens técnicas e econômicas.
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Permite vencer grandes vãos (o da Ponte de Guaratuba terá 160 metros);
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Reduz vibrações e balanços, aumentando a estabilidade;
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Garante redundância estrutural, oferecendo mais segurança;
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Exige menos material na construção, tornando o tabuleiro mais leve e econômico.
“A ponte estaiada é mais eficiente, durável e facilita manutenções futuras. Pensamos em uma obra que atenda as próximas gerações”, explicou o diretor-presidente do DER/PR, Fernando Furiatti, órgão responsável pela administração e fiscalização.
Fundamentos sólidos: as estacas marítimas
Nesta semana, foi concluída a concretagem das 64 estacas marítimas que compõem as fundações da ponte. Esse processo exigiu soluções técnicas complexas devido à influência das marés e às condições geológicas da Baía de Guaratuba.
A primeira estaca foi concretada em maio de 2024 e, pouco mais de um ano depois, a última foi finalizada. Do total, 24 estacas correspondem ao trecho estaiado, considerado o mais desafiador do projeto.
Dimensão da obra e impactos
Com 1.244 metros de extensão, a Ponte de Guaratuba terá:
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Quatro faixas de tráfego;
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Duas faixas de segurança;
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Ciclovia e calçadas;
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Barreiras rígidas em concreto e guarda-corpo.
A estrutura será integrada à PR-412 por acessos viários de quase 2 km, somando 3,07 km de extensão total.
O investimento é de R$ 386,9 milhões do Governo do Paraná, e a previsão de entrega é abril de 2026. As obras avançam em ritmo acelerado, 24 horas por dia, e podem ser acompanhadas em tempo real por câmeras instaladas no canteiro.
Um marco para o Paraná

Mais que um novo cartão-postal, a Ponte de Guaratuba promete transformar a mobilidade do litoral paranaense, garantindo fluidez no tráfego, integração regional e desenvolvimento econômico.
“Estamos aplicando em Guaratuba o mesmo padrão de engenharia utilizado em grandes pontes da Europa, da China e dos Estados Unidos. É uma obra que coloca o Paraná no mapa da engenharia mundial”, completou Rodrigo Marques.
👉 A Ponte de Guaratuba não é apenas uma ligação entre cidades: é um símbolo de progresso, modernidade e desenvolvimento que mudará a história da região litorânea.