ParanáÚltimas notícias

Ponte de Guaratuba entra em fase decisiva com instalação dos cabos de aço

A Ponte de Guaratuba, uma das obras de infraestrutura mais aguardadas do Paraná, entrou em uma de suas etapas mais importantes: a instalação dos estais, cabos de aço responsáveis por sustentar o trecho estaiado da estrutura. Com o avanço, a população já consegue visualizar não apenas o traçado da ponte, mas também o formato característico das grandes pontes estaiadas pelo mundo.


Engenharia de alto nível: precisão milimétrica

Segundo o engenheiro civil Rodrigo Marques, gerente de produção do Consórcio Nova Ponte, esta é uma das fases mais complexas da construção:

“Já instalamos o primeiro par de estais, que sustenta o tabuleiro. A precisão é fundamental: qualquer desalinhamento pode gerar esforços não previstos e comprometer a estrutura. É engenharia de altíssimo nível”, destacou.

Os estais são formados por cordoalhas de aço de alta resistência, protegidas contra corrosão por galvanização, aplicação de cera e capa de polietileno. Cada conjunto chega a suportar 610 toneladas, garantindo segurança e estabilidade.


Por que uma ponte estaiada?

Muito além da estética, a escolha pelo modelo estaiado traz vantagens técnicas e econômicas.

  • Permite vencer grandes vãos (o da Ponte de Guaratuba terá 160 metros);

  • Reduz vibrações e balanços, aumentando a estabilidade;

  • Garante redundância estrutural, oferecendo mais segurança;

  • Exige menos material na construção, tornando o tabuleiro mais leve e econômico.

“A ponte estaiada é mais eficiente, durável e facilita manutenções futuras. Pensamos em uma obra que atenda as próximas gerações”, explicou o diretor-presidente do DER/PR, Fernando Furiatti, órgão responsável pela administração e fiscalização.


Fundamentos sólidos: as estacas marítimas

Nesta semana, foi concluída a concretagem das 64 estacas marítimas que compõem as fundações da ponte. Esse processo exigiu soluções técnicas complexas devido à influência das marés e às condições geológicas da Baía de Guaratuba.

A primeira estaca foi concretada em maio de 2024 e, pouco mais de um ano depois, a última foi finalizada. Do total, 24 estacas correspondem ao trecho estaiado, considerado o mais desafiador do projeto.


Dimensão da obra e impactos

Com 1.244 metros de extensão, a Ponte de Guaratuba terá:

  • Quatro faixas de tráfego;

  • Duas faixas de segurança;

  • Ciclovia e calçadas;

  • Barreiras rígidas em concreto e guarda-corpo.

A estrutura será integrada à PR-412 por acessos viários de quase 2 km, somando 3,07 km de extensão total.

O investimento é de R$ 386,9 milhões do Governo do Paraná, e a previsão de entrega é abril de 2026. As obras avançam em ritmo acelerado, 24 horas por dia, e podem ser acompanhadas em tempo real por câmeras instaladas no canteiro.


Um marco para o Paraná

Visão de 70% de conclusão da Ponte de Guaratuba. Foto: Roberto Dziura Jr/AEN

Mais que um novo cartão-postal, a Ponte de Guaratuba promete transformar a mobilidade do litoral paranaense, garantindo fluidez no tráfego, integração regional e desenvolvimento econômico.

“Estamos aplicando em Guaratuba o mesmo padrão de engenharia utilizado em grandes pontes da Europa, da China e dos Estados Unidos. É uma obra que coloca o Paraná no mapa da engenharia mundial”, completou Rodrigo Marques.


👉 A Ponte de Guaratuba não é apenas uma ligação entre cidades: é um símbolo de progresso, modernidade e desenvolvimento que mudará a história da região litorânea.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *