329 cidades do Paraná entram em alerta laranja para risco de tempestades
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja de tempestade para 329 municípios do Paraná. O aviso, que tem validade das 10h deste sábado, 1º, até às 18h de domingo, 2, indica grau de severidade “perigo”, com previsão de chuvas intensas, ventos fortes e possibilidade de granizo.
Segundo o Inmet, há risco de precipitações entre 30 e 60 mm por hora, ou de 50 a 100 mm ao longo do dia, além de rajadas de vento que podem variar entre 60 e 100 km/h. O órgão também alerta para possíveis cortes no fornecimento de energia elétrica, queda de árvores, alagamentos e prejuízos em plantações.
A população é orientada a não se abrigar sob árvores durante as rajadas de vento, devido ao risco de descargas elétricas, e a evitar estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. O instituto recomenda ainda desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia em caso de tempestade.
De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), em Maringá a chuva pode atingir até 30 mm ao longo do dia. As temperaturas devem variar entre 18°C e 24°C, com sensação de abafamento causada pela alta umidade e aumento gradual do calor.
Em situações de emergência, os moradores devem acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo número 193.

